Blog

Como os softwares Siemens ajudam as indústrias

Como os softwares Siemens ajudam as indústrias

A Siemens é líder em soluções industriais trazendo diversos ganhos para clientes em escala global. Junto com o Siemens Xcelerator, vem transformando de forma contínua as produções na era da indústria 4.0.

No mercado PLM (Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto), a empresa oferece uma variedade de poderosos softwares projetados para otimizar processos, melhorar a eficiência e aumentar a produtividade. Entre eles temos o NX (com os módulos NX CAM e NX CAD), Solid Edge, Teamcenter e Tecnomatix.

Cada software oferece soluções para diferentes etapas do PLM, desde o design, fabricação e o gerenciamento de equipe e projetos. Outro ponto importante de destacar é a integração entre eles, fornecendo uma abrangência maior de comunicação entre os processos.

Veja como os softwares da Siemens podem beneficiar as indústrias

Para entender como as soluções da Siemens podem impactar as indústrias 4.0, nada melhor do que trazermos na prática alguns exemplos. Assim, fica mais fácil visualizar como você pode implementar na sua empresa.

Automação Industrial

Os softwares da Siemens permitem a automação completa de processos industriais, desde o controle de máquinas e equipamentos até a integração de sistemas complexos. Eles ajudam a melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a qualidade dos produtos.

Veja como a Vantec com a automação de seus processos a partir da integração do Teamcenter com o Solid Edge: Conheça o case da Vantec.

Controle de Processos

Os softwares de controle de processos da Siemens permitem o monitoramento em tempo real e o controle preciso de variáveis de processo em indústrias como petróleo e gás, química, energia e manufatura. 

Isso resulta em maior segurança, menor desperdício de recursos e melhor controle de qualidade.

Simulação e Otimização

Os softwares da Siemens permitem simular e otimizar processos e sistemas antes de serem implementados fisicamente. Esse processo ganha ainda mais qualidade através dos gêmeos digitais (digital twins).

Isso ajuda a identificar problemas potenciais, aprimorar o desempenho do sistema e reduzir os custos de desenvolvimento.

Manufatura Digital

A Siemens foi eleita líder em gerenciamento PLM para manufaturas discretas, e dentro desse universo oferece soluções de manufatura digital que permitem a criação de réplicas virtuais de fábricas, permitindo a simulação e otimização de fluxos de produção, planejamento de capacidade, previsão de demanda e rastreamento de ativos.

Através do Solid Edge é possível trabalhar com manufatura assistida, o que resulta em uma produção mais eficiente, menor tempo de parada e melhor tomada de decisão.

Gerenciamento de Energia

Tendo uma preocupação muito grande com o impacto das empresas no clima, a Siemens adota práticas ESG tanto para sua organização quanto nas suas soluções para as demais empresas. 

Assim, uma das formas como os softwares Siemens ajudam as indústrias é na otimização quanto ao uso de energia, monitorando o consumo, identificando oportunidades de economia e melhorando a eficiência energética. Isso pode levar a reduções significativas nos custos de energia e a um menor impacto ambiental, como atrasar o dia de sobrecarga da terra.

Essas ações de sustentabilidade, inclusive, podem ser trabalhadas pelas agências de marketing digital das indústrias como uma campanha para melhorar a reputação das empresas com a sociedade através do marketing verde.

Esses são apenas alguns exemplos, mas existem diversas outras formas com que os softwares Siemens podem ajudar as indústrias em todo o mundo, principalmente quando falamos aqui do Brasil.

O primeiro passo é identificar os pontos a serem melhorados, isso pode ser feito através de uma consultoria de gestão industrial. Assim, a empresa consegue analisar todo o cenário e traçar os caminhos para a implementação dos softwares.