Solid Edge ou SolidWorks, qual é o melhor?
Tanto o Solid Edge quanto o SolidWorks são softwares CAD para a criação de produtos através de modelagem 3D, sendo bastante utilizados por engenheiros, arquitetos, designers dentre outros.
Líderes de mercado, ambos possuem todos os recursos necessários para desenvolver projetos inovadores com um nível impressionante de realismo.
Além do mais, são usados para obter projetos mecânicos, elétricos, eletrônicos e até mesmo biomédicos.
Mas afinal, qual é o melhor software?
Vamos mostrar algumas semelhanças e também algumas diferenças entre eles.
Semelhanças entre Solid Edge e SolidWorks
Como já destacamos anteriormente, ambos são softwares para projetos 3D. Além do mais, você pode exportar projetos criados em outras plataformas. Outra semelhança é que são plataformas compatíveis com outras ferramentas, isso devido ao seu nível de integração. Veja mais semelhanças!
Modelagem Paramétrica 3D: ambos são baseados em modelagem paramétrica, ou seja, os modelos construídos através dos softwares utilizam parâmetros e relações entre diferentes elementos geométricos. De uma forma geral, esse aspecto facilita a edição e alteração de designs.
Recursos de Assembleia: tanto o Solid Edge quanto o SolidWorks oferecem funcionalidades robustas para criação de montagens complexas, sendo permitido que os seus usuários posicionem e relacionem componentes de maneira muito mais precisa.
Simulações e Análises: os dois possuem ferramentas para análises de simulação, como, por exemplo, análise de movimento, análise de fluxo de calor e testes de tensão.
Desenhos e Documentação: ambos programas oferecem os recursos necessários para a geração de desenhos técnicos e documentação associada aos modelos 3D de produtos.
Diferenças entre Solid Edge e SolidWorks
Agora que já falamos das semelhanças, então vamos para as diferenças. A primeira pode parecer óbvia, mas não tem como ficar de fora. O Solid Edge é desenvolvido pela Siemens, empresa líder no setor industrial de PLM. Já o SolidWorks pertence a Dassault Systèmes.
Uma das principais diferenças entre eles está na integração com outros softwares. Isso porque o Solid Edge possui integração com diversos softwares CAD do mercado e com os demais programas da Siemens, como o Teamcenter, NX CAD, NX CAM e o Tecnomatix.
Mas as diferenças entre eles não para por aí. Veja mais algumas que separamos:
Histórico de Edição: enquanto o Solid Edge utiliza a tecnologia Synchronous Technology (Tecnologia Síncrona) que permite a edição direta de geometrias sem depender exclusivamente do histórico de modelagem, o seu concorrente depende mais do histórico de edição.
Valor e Licenciamento: os modelos de licenciamento e, consequentemente os preços, variam entre os dois softwares. Porém, o Solid Edge oferece um melhor custo-benefício em relação ao Solid Works.
Agora que você viu as semelhanças e diferenças, consegue visualizar qual é melhor?
Solid Edge é melhor que o SolidWorks?
Como falamos no início do artigo, ambos os softwares lideram o mercado, porém estamos aqui para dar a nossa opinião. Por isso, entendemos que o Solid Edge é melhor que o SolidWorks por ser mais completo que o seu concorrente. Dentro dessa avaliação podemos destacar a parametrização de novos sistemas de coordenados e planos, que no SE é muito mais intuitiva.
Outro ponto que também mencionamos é a sua capacidade de integração, algo que no SolidWorks deixa a desejar, enquanto no SE integra com diversos softwares, inclusive o próprio Works, além dos também conhecidos Catia e Creo.
A capacidade do software da Siemens em modelar peças, além da facilidade de detalhamentos e o seu sistema completo de análise de elementos finitos (CAE), faz com que o Solid Edge largue em vantagem e fique na frente dessa comparação entre os softwares.